Entrevista

Crédito Consignado pode chegar a beneficiários do Auxílio Brasil

Projeto aguarda votação no Congresso Nacional

Lucio Silva
09/08/2022 16:14
2 minutos

O Senado Federal deve votar, nos próximos dias, a Medida Provisória 1.106, que autoriza a contratação de empréstimo consignado com os recursos do Auxílio Brasil e do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
De acordo com a Caixa Econômica Federal, cerca de 18 milhões de famílias que recebem o Auxílio Brasil, e outras 4,8 milhões que recebem o BPC, serão beneficiadas com a possibilidade de contratação dessa modalidade de crédito. O percentual da renda que os tomadores do crédito consignado podem comprometer com o pagamento das parcelas do empréstimo aumentou de 35% para 40%. Com isso, mas medidas alcançam 52 milhões de pessoas e irão injetar mais R$ 77 bilhões na economia, de acordo com estimativas do Ministério do Trabalho e Previdência.

“Quanto aos recursos injetados na economia, em parte vão ajudar as famílias endividadas a equilibrarem seus orçamentos, em parte irão aumentar o consumo, com efeitos positivos sobre a produção no curto-prazo”, disse o economista do Grupo Euro17, Lucio Silva.
A busca por crédito que possa viabilizar planos de consumo e manter o equilíbrio financeiro tem sido uma constante para muitas famílias, e o nível recorde do empréstimo consignado no Brasil é uma prova disso: de acordo com o Banco Central, a carteira do crédito consignado somava R$ 516 bilhões em fevereiro, maior nível já registrado para esta modalidade de empréstimo. 
Afetado por uma série de acontecimentos internos e externos, o poder de compra de muitas famílias foi reduzido nos últimos anos, e em momentos de instabilidade econômica, é comum recorrer ao crédito para manter ou evitar uma queda muito grande do nível de consumo. Apenas nos últimos 12 meses, a inflação acumulada já é maior do que 12% de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Mas além de ser um recurso usado para equilibrar as finanças, o crédito consignado é uma alternativa acessível para a realização de ações pontuais como reformas, viagens ou mesmo investir na criação do próprio negócio.

Mas o que é o crédito consignado? 

O crédito consignado é aquele cuja cobrança é descontada diretamente em folha de pagamento ou benefício. Como o risco da operação é baixo, a taxa de juros é pequena. Ainda segundo o Banco Central, está entre as menores taxas do mercado, girando em torno de 20% ao ano, contra, por exemplo, 160% do cartão de crédito.
O crédito consignado contribuiu para a popularização do acesso ao crédito no Brasil alcançando mais de 19 milhões de pessoas, sobretudo nas classes C e D, o que pode ser comprovado pelas estatísticas dos beneficiários do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) que utilizam a modalidade, em sua grande maioria, com renda de até dois salários mínimos. 
“O crédito como um todo ajudou o país a passar pelo momento mais difícil da pandemia, e será importante para a retomada do crescimento. Felizmente, o mercado de trabalho começa a dar sinais positivos, e a inadimplência continua sob controle, são essas as variáveis que precisamos acompanhar agora”, afirmou Lucio Silva. 
O crédito, usado de forma consciente, tem muito a contribuir para o equilíbrio orçamentário das famílias e o recorde nas contratações é uma prova de que sim, o crédito consignado é um grande aliado para trazer mais fôlego ao orçamento familiar. 

Para mais informações sobre taxas, prazos e condições do crédito consignado, acesse: https://www.euro17.com.br/emprestimo-consignado 

Euro17 Crédito

Usamos cookies pra oferecer a melhor experiência e analisar o uso de nosso site, direcionar conteúdos e anúncios personalizados e facilitar a navegação de forma segura. Para mais informações, consulte nossa Diretiva de Privacidade.